Programação da IX Semana de História
A Abertura da IX Semana de História da UFBA terá como conferencista Lisa Earl Castillo, que apresentará a conferência “Tradições orais e fontes escritas: os precursores do candomblé na encruzilhada”. O encontro ocorrerá no Auditório João Gonçalves (PAF 01), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 29 de setembro de 2025, às 18h30.
A proposta da conferência de abertura fundamenta-se na temática “Encruzilhada de saberes: o candomblé nos Estudos Históricos”, esperamos analisar a importância do Candomblé nos estudos históricos, considerando as múltiplas dimensões culturais, sociais e políticas que envolvem essa prática religiosa afro-brasileira. Convidamos a comunidade acadêmica e estudantes a participarem do debate.
Doutora Maria Hilda Baqueiro e Doutor Fabrício Lyrio Santos
A IX Semana de História da UFBA continua com a mesa “A Bahia é território indígena”, que contará com a participação da Doutora Maria Hilda Baqueiro e do Doutor Fabrício Lyrio Santos.
O encontro será realizado no Auditório 2 do PAF São Lázaro, no dia 30 de setembro de 2025, às 9h30.
A proposta da mesa fundamenta-se na temática, “A Bahia é território indígena: tensionamentos da memória indígena na Bahia”. Vamos discutir os aspectos historiográficos presentes em suas obras. Além de debater sobre a colonialidade do espaço público como projeto de construção de memória.
José Carlos (Zezão), Rosana Santos de Souza e Elson Rabelo
A IX Semana de História recebe a mesa “Trajetórias em apagamento: o papel das fontes e do arquivo no trabalho do historiador”. Por meio de pesquisas que dialogam com acervos diversos, os autores demonstram o uso das fontes na narrativa histórica, na memória e justiça social.
Iremos discutir a importância dos arquivos e fontes convencionais e não convencionais para o trabalho do historiador. Além de debater sobre a análise das ausências, silenciamentos e apagamentos que marcam muitas trajetórias humanas no interior dos arquivos e das fontes documentais.
Auditório PASL 2 — São Lázaro
Data: 01/10/2025 — 09:30
Tiffany Odara Lima da Silva, Maria Aurélia Sarmento e Denise Pereira
A IX Semana de História da UFBA recebe a mesa "Diálogos e desafios para o ensino de História no mundo pós pandêmico" A mesa será realizada no dia 01 de outubro de 2025 às 18h30. O local do evento será no auditório João Gonçalves do Pavilhão de Aulas da Federação I Reitor Felipe Serpa (PAF I).
Iremos discutir as dificuldades intensificadas na educação básica no pós pandemia. Além de debater sobre a questão da inclusão das tecnologias (inteligências artificiais e redes sociais) no espaço escolar.
Alessandro Cerqueira e Karine Damasceno
A IX Semana de História da UFBA recebe a mesa "Dando corpo à História: gêneros e sexualidades em inflexão". A mesa será realizada no dia 02 de Outubro de 2025, às 09h30. O local do evento será no auditório 2 do Pavilhão de Aulas Thales de Azevedo, SL.
Iremos discutir os modos como os corpos, os gêneros e as sexualidades têm sido historicamente construídos, regulados, representados e vivenciados, em diferentes contextos sociais e temporais.
Wlamyra Albuquerque e Gabriela Sampaio
A IX Semana de História da UFBA recebe a mesa: Racialização e Ciência. A mesa será realizada no dia 03 de Outubro de 2025, às 18h30. O local do evento será no auditório João Gonçalves do Pavilhão de Aulas da Federação I Reitor Felipe Serpa (PAF I).
Iremos discutir os entrelaçamentos entre raça, processos de racialização e os discursos científicos ao longo da história. Além de debater como conceitos científicos foram utilizados para sustentar desigualdades, exclusões e formas sutis ou explícitas de violência racial.
Erivaldo Sales e Josivaldo Pires de Oliveira
A IX Semana de História da UFBA recebe a mesa: “Fontes na Encruzilhada: Candomblé e História em Diálogo". A mesa será realizada no dia 03 de outubro de 2025, às 09h30. O local do evento será no auditório 2 do Pavilhão de Aulas Thales de Azevedo, SL.
Iremos discutir a importância dos arquivos e fontes convencionais e não convencionais para o trabalho do historiador. Além de debater sobre a análise das ausências, silenciamentos e apagamentos que marcam muitas trajetórias humanas no interior dos arquivos e das fontes documentais
A IX Semana de História da UFBA recebe a mesa: "Encruzilhadas afro-atlânticas: comércio, diplomacia e poder entre a Bahia e o Golfo do Benim, séculos XVIII e XIX".
A mesa será realizada no dia 03 de outubro de 2025, ás 18h30. O local do evento será no auditório João Gonçalves do Pavilhão de Aulas da Federação I Reitor Felipe Serpa (PAF I).
Iremos busca destacar o papel crítico da diplomacia no contexto do tráfico transatlântico de africanos escravizados entre a Bahia e o Golfo do Benim entre os séculos XVIII e XIX, enfatizando as dinâmicas de poder e negociação entre as autoridades africanas e os negociantes luso-brasileiros por meio da troca de presentes e de práticas judiciais afro-atlânticas.